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Inteligência de Mercado

Com a Inteligência de Mercado, a sua empresa conseguirá tomar decisões estratégicas com informações em relação à concorrência e público consumidor, e ainda, prever tendências de mercado.

Alguns clientes que confiaram em nossos serviços

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Veja como funciona

1
Analisamos o histórico de vendas de sua empresa e identificamos o público que traz seus maiores resultados.
2
Geramos os dados mais relevantes sobre seu potencial de crescimento para orientar decisões.
3
Entregamos informações de seu público com a utilização de inteligência de negócios através de nossas ferramentas com dashboards e planilhas.
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O que entregamos

Mapeamento Geográfico de Empresas

Entendimento do público alvo e análise de empresas semelhantes com características similares ao seu público. A partir desse conhecimento, é entendido os dados deste mercado e empresas para a entrega de dados e informações auxiliares na tomada de decisões.
Work On Lists Easily
Setting Goals

Análise do Tamanho de Mercado

Geração de listas com informações de empresas com o perfil do setor para a utilização no processo de inteligência de mercado, a partir dos dados será feita a automatização do produto com criação de dashboards facilitadas ao cliente.

Vantagens

  • Saiba qual o tamanho do seu mercado de atuação, entenda quanto você já atingiu de clientes em seu mercado e onde deverá ser direcionado seus esforços para o aumento das vendas, compreenda quem são e onde estão seus potenciais clientes.
  • Direcione estrategicamente o seu esforço em vendas, foque em clientes fiéis do seu mercado, elabore estratégias de educação para esse cliente conhecer você.
  • Descubra e monitore seus concorrentes, com o estudo de mercado abordado no serviço, entenda os dados estratégicos das empresas e tome decisões embasadas para seu crescimento dentro do setor.
  • Posicione sua marca de forma inteligente e assertiva, avalie seus concorrentes, entenda seu tamanho de mercado e oriente sua empresa com dados valiosos para suas estratégias dentro do mercado.
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Por que a ESAG Jr?

Garantimos o resultado

Buscamos a solução ideal, com orientação de professores doutores, para superar seus maiores desafios. Temos foco em entregar resultados acima dos esperados.

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Entregamos projetos de alto impacto, com os preços mais baixos do mercado. Estamos há mais de 27 anos no mercado com mais de 500 projetos realizados.

SAIBA MAIS SOBRE NÓS!

Veja quais desafios podem ser resolvidos
com esse serviço

Descubra onde estão seus potenciais clientes
olvidos com esse serviço 1: Descubra onde estão seus potenciais clientes: Criaremos o público alvo ideal para sua empresa com base em dados dos clientes atuais, levantaremos padrões e qual resultado tem o retorno melhor para o seu investimento.
Crie estratégias com conhecimento em seu setor
Avaliamos as empresas concorrentes em seus mercados e realizamos um mapeamento das possibilidades em seu mercado para facilitar na tomada de decisões.
Tire suas dúvidas sobre o seu mercado e levante oportunidades

Tenha em suas mãos dados sobre o seu setor que irão auxiliar no crescimento do seu negócio, entenda a interpretar os dados de empresas concorrentes e referências no mercado para você estar ainda mais próximo do sucesso.

Cases de sucesso

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John DoeCEO
John Doe
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Grupo 4584

A maioria das empresas já compreende a importância de estudar seu mercado e traçar um planejamento estratégico com base em dados verídicos e bem fundamentados. É aí que entra a inteligência de mercado, responsável por coletar informações, analisá-las e gerar insights para expandir e aperfeiçoar os negócios. Afinal, para se destacar, é preciso ter um conhecimento profundo do seu mercado de atuação, ter perspectiva de crescimento e estar aberto para as inovações e tendências, certo?

Normalmente chamado de BI, ou Business Intelligence, o departamento encarregado desta função fica responsável por garantir o crescimento do negócio ao aplicar técnicas e metodologias para captar dados. Estes dados são usados na definição de tendências de comportamento e consumo dos clientes, na análise de estratégias usadas pela concorrência, na elaboração de produtos e ações de marketing, implementação de técnicas de vendas, etc.

Assim, torna-se possível visualizar o mercado de uma forma mais generalizada, permitindo melhores tomadas de decisão da empresa, reforçando as vantagens competitivas do negócio e alcançando os objetivos propostos pelo planejamento estratégico. Mas como adquirir estas informações? As pesquisas de mercado serão suas melhores amigas, e falaremos delas com mais detalhes a seguir.

Para que serve e como fazer uma pesquisa de mercado?

Como o próprio nome já indica, seu objetivo é sondar o mercado para um produto ou serviço. Através dela, é possível:

  • conhecer melhor os consumidores, compreendendo quem é seu público-alvo e qual seu comportamento, o que buscam e valorizam;
  • entender quais são suas necessidades que podem ser supridas através de seu produto ou serviço;
  • compreender como seu produto é visto no mercado e quais seus diferenciais;
  • identificar quais outras empresas oferecem produtos ou serviços semelhantes a ponto de serem suas concorrentes;
  • aprender a definir seu preço;
  • oferecer um panorama do cenário econômico, etc.

Antes de começar, é importante definir o que exatamente você quer descobrir em relação ao mercado, pois existem muitas variáveis que podem ser analisadas. Para identificar e analisar estas variáveis, elaborando efetivamente uma pesquisa de mercado, é possível usar táticas variadas, que devem ser escolhidas – ou usadas em conjunto – de acordo com seus objetivos. Algumas opções são:

  • benchmarking: processo em que uma empresa avalia a concorrência, incorporando práticas bem-sucedidas e aperfeiçoando seus métodos;
  • análise SWOT: técnica de planejamento estratégico utilizada para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
  • mystery shopping: abordagem na qual é analisada a qualidade do atendimento de uma empresa ou serviço;
  • monitoramento de mídia, acompanhando a presença da marca nas redes sociais e sua interação com os consumidores;
  • análise de dados, utilizando o Big Data e os mecanismos de busca a seu favor e coletando o máximo de informações que sejam relevantes para a implementação de melhorias em seu negócio.

A partir destas informações, tomam-se as decisões estratégicas em relação a qual a melhor forma de posicionar seu produto, melhorar suas vendas, otimizar o atendimento, analisar a concorrência, enfim, entender o que se passa do lado de fora da empresa a fim de orientar suas ações e aumentar sua competitividade no mercado em que você atua. São analisados, de forma criteriosa, todos os fatores que podem impactar a performance e o desenvolvimento.

Qual sua importância da inteligência de mercado para o negócio?

As informações obtidas através desses estudos servem como apoio para melhorar as estratégias de produção, comunicação e vendas, explorando diferentes cenários para criar um posicionamento, melhorando a competitividade e facilitando o mapeamento das interações com os consumidores. Elas tornam as análises de mercado mais precisas, ao interpretar as informações e colocá-las em prática de forma alinhada com o seu propósito.

Ter um panorama abrangente e aprofundado do mercado faz com que seja possível tomar decisões de forma mais ágil e assertiva, prevendo as movimentações do mercado, compreendendo como elas podem afetar seu negócio e agindo mais de forma ativa do que reativa. Contudo, é necessário monitorar essas mudanças de forma constante para não ser pego de surpresa.

É possível, também, aprender com os erros – não necessariamente seus, mas dos outros! Tendo como base experiências que deram certo e aquelas que não funcionaram de acordo com o esperado, deve-se escolher o melhor caminho através de estratégias efetivas, aplicando os bons exemplos à sua própria realidade.

O processo de diferenciação também é um resultado dessa prática, já que a inteligência de mercado leva a uma antecipação de tendências e oportunidades, fazendo com que você possa se destacar antes que os concorrentes sigam a mesma onda. 

Ao aumentar a produtividade, é possível conquistar soluções mais completas e eficazes para o seu público-alvo. Além disso, o conhecimento aprofundado do público e das lacunas de mercado permite que você adote um comportamento mais direcionado, conquistando seus clientes também pela experiência de compra e pelo atendimento – este último, em especial, é um fator-chave para o sucesso de uma empresa.

Este processo de diferenciação resulta em outro fator extremamente importante para qualquer empresa, que é a inovação. Ela deve ser um pilar fundamental e uma constante na sua estratégia, visto que possibilita construir perspectivas e cenários para o futuro ao conceder uma visão mais ampla do mercado e antecipar-se às tendências. Delas, é necessário obter inspiração para novas abordagens e práticas, não só em relação ao produto ou serviço final, mas também nos processos internos.

A inteligência de mercado também oferece ferramentas para atrair e conquistar o consumidor, ao identificar e suprir suas necessidades, descobrindo os pontos fortes do seu produto e compreendendo como explorar as lacunas existentes. Uma destas lacunas pode ser a da comunicação, que acaba sendo otimizada ao entender melhor o consumidor, com quem é possível aperfeiçoar o atendimento e melhorar a qualidade do relacionamento com ele. 

Seguindo este raciocínio, para além do setor responsável pelo marketing e comunicação, a inteligência de mercado é útil de forma especial para a área de vendas, pois fornece a munição necessária para se destacar em relação aos concorrentes no contato com o consumidor final. Dados sobre o mercado, tendências e comparações, noções de preço e a mensuração da satisfação do cliente são informações extremamente úteis para aumentar a performance do time de vendas: destacar as vantagens comparativas do seu produto é uma abordagem muito útil no momento do convencimento, aumentando a captação de potenciais clientes e convertendo-os para seu negócio.

Como aplicar a inteligência de mercado nas empresas?

Apesar de o ideal ser contar com um profissional ou uma equipe especializada nessa função, há outras medidas que auxiliam na otimização dos processos da empresa e resultam em uma maior produtividade e competitividade. Veja a seguir:

  • Investir na automatização de processos operacionais, utilizando-se de ferramentas e softwares. Não faltam opções de recursos tecnológicos, e além de programas que facilitam o dia a dia da gestão da empresa, existem plataformas que podem realizar pesquisas de mercado direcionadas.
  • Capacitar a equipe: um time alinhado, com competências desenvolvidas e engajado na busca de um propósito comum torna o objetivo muito mais palpável de se alcançar. Assim, invista na qualificação dos seus funcionários e deixe claras as metas estabelecidas para a empresa, a fim de que todos se envolvam no processo e sintam-se parte do todo.
  • Acompanhar os concorrentes: como já mencionamos, é importante ter uma noção do que os demais players do mercado têm feito, pois ninguém quer ficar para trás, correto? Assim, deve-se considerar as atitudes dos concorrentes e usá-las como base para o seu negócio.
  • Absorver apenas o que é relevante: sabemos que informações são abundantes, ainda mais em uma era tecnológica, automatizada e integrada como a que vivemos. Assim, é importante filtrar os dados, considerando as variáveis que realmente impactam na sua empresa e aquilo que é possível de se alterar na circunstância atual. Não adianta criar perspectivas irrealistas.
  • Por mais óbvio que seja, conhecer seu mercado de atuação! Ao compreender as demandas dos clientes, você amplia seu conhecimento e se coloca à frente dos demais atores do nicho. É preciso estar alinhado com o seu consumidor.
  • Finalmente, saiba investir em estratégias de marketing. Dizem que “a propaganda é a alma do negócio”, então é imprescindível que a comunicação da sua empresa seja condizente com seus valores e objetivos, visto que pode ser o primeiro – e um dos principais – contatos dos clientes com a marca.

Para concluir

Sabemos que pode ser difícil dar um pontapé inicial pois, com tanta informação, às vezes não temos certeza de pôr onde devemos começar. Por isso, a Esag Jr. conta com profissionais que podem te ajudar a estruturar o setor de inteligência de mercado e trazer ótimos resultados para a sua empresa. Entre em contato e descubra todos os nossos serviços!

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