A maioria das empresas já compreende a importância de estudar seu mercado e traçar um planejamento estratégico com base em dados verídicos e bem fundamentados. É aí que entra a inteligência de mercado, responsável por coletar informações, analisá-las e gerar insights para expandir e aperfeiçoar os negócios. Afinal, para se destacar, é preciso ter um conhecimento profundo do seu mercado de atuação, ter perspectiva de crescimento e estar aberto para as inovações e tendências, certo?
Normalmente chamado de BI, ou Business Intelligence, o departamento encarregado desta função fica responsável por garantir o crescimento do negócio ao aplicar técnicas e metodologias para captar dados. Estes dados são usados na definição de tendências de comportamento e consumo dos clientes, na análise de estratégias usadas pela concorrência, na elaboração de produtos e ações de marketing, implementação de técnicas de vendas, etc.
Assim, torna-se possível visualizar o mercado de uma forma mais generalizada, permitindo melhores tomadas de decisão da empresa, reforçando as vantagens competitivas do negócio e alcançando os objetivos propostos pelo planejamento estratégico. Mas como adquirir estas informações? As pesquisas de mercado serão suas melhores amigas, e falaremos delas com mais detalhes a seguir.
Como o próprio nome já indica, seu objetivo é sondar o mercado para um produto ou serviço. Através dela, é possível:
Antes de começar, é importante definir o que exatamente você quer descobrir em relação ao mercado, pois existem muitas variáveis que podem ser analisadas. Para identificar e analisar estas variáveis, elaborando efetivamente uma pesquisa de mercado, é possível usar táticas variadas, que devem ser escolhidas – ou usadas em conjunto – de acordo com seus objetivos. Algumas opções são:
A partir destas informações, tomam-se as decisões estratégicas em relação a qual a melhor forma de posicionar seu produto, melhorar suas vendas, otimizar o atendimento, analisar a concorrência, enfim, entender o que se passa do lado de fora da empresa a fim de orientar suas ações e aumentar sua competitividade no mercado em que você atua. São analisados, de forma criteriosa, todos os fatores que podem impactar a performance e o desenvolvimento.
As informações obtidas através desses estudos servem como apoio para melhorar as estratégias de produção, comunicação e vendas, explorando diferentes cenários para criar um posicionamento, melhorando a competitividade e facilitando o mapeamento das interações com os consumidores. Elas tornam as análises de mercado mais precisas, ao interpretar as informações e colocá-las em prática de forma alinhada com o seu propósito.
Ter um panorama abrangente e aprofundado do mercado faz com que seja possível tomar decisões de forma mais ágil e assertiva, prevendo as movimentações do mercado, compreendendo como elas podem afetar seu negócio e agindo mais de forma ativa do que reativa. Contudo, é necessário monitorar essas mudanças de forma constante para não ser pego de surpresa.
É possível, também, aprender com os erros – não necessariamente seus, mas dos outros! Tendo como base experiências que deram certo e aquelas que não funcionaram de acordo com o esperado, deve-se escolher o melhor caminho através de estratégias efetivas, aplicando os bons exemplos à sua própria realidade.
O processo de diferenciação também é um resultado dessa prática, já que a inteligência de mercado leva a uma antecipação de tendências e oportunidades, fazendo com que você possa se destacar antes que os concorrentes sigam a mesma onda.
Ao aumentar a produtividade, é possível conquistar soluções mais completas e eficazes para o seu público-alvo. Além disso, o conhecimento aprofundado do público e das lacunas de mercado permite que você adote um comportamento mais direcionado, conquistando seus clientes também pela experiência de compra e pelo atendimento – este último, em especial, é um fator-chave para o sucesso de uma empresa.
Este processo de diferenciação resulta em outro fator extremamente importante para qualquer empresa, que é a inovação. Ela deve ser um pilar fundamental e uma constante na sua estratégia, visto que possibilita construir perspectivas e cenários para o futuro ao conceder uma visão mais ampla do mercado e antecipar-se às tendências. Delas, é necessário obter inspiração para novas abordagens e práticas, não só em relação ao produto ou serviço final, mas também nos processos internos.
A inteligência de mercado também oferece ferramentas para atrair e conquistar o consumidor, ao identificar e suprir suas necessidades, descobrindo os pontos fortes do seu produto e compreendendo como explorar as lacunas existentes. Uma destas lacunas pode ser a da comunicação, que acaba sendo otimizada ao entender melhor o consumidor, com quem é possível aperfeiçoar o atendimento e melhorar a qualidade do relacionamento com ele.
Seguindo este raciocínio, para além do setor responsável pelo marketing e comunicação, a inteligência de mercado é útil de forma especial para a área de vendas, pois fornece a munição necessária para se destacar em relação aos concorrentes no contato com o consumidor final. Dados sobre o mercado, tendências e comparações, noções de preço e a mensuração da satisfação do cliente são informações extremamente úteis para aumentar a performance do time de vendas: destacar as vantagens comparativas do seu produto é uma abordagem muito útil no momento do convencimento, aumentando a captação de potenciais clientes e convertendo-os para seu negócio.
Apesar de o ideal ser contar com um profissional ou uma equipe especializada nessa função, há outras medidas que auxiliam na otimização dos processos da empresa e resultam em uma maior produtividade e competitividade. Veja a seguir:
Sabemos que pode ser difícil dar um pontapé inicial pois, com tanta informação, às vezes não temos certeza de pôr onde devemos começar. Por isso, a Esag Jr. conta com profissionais que podem te ajudar a estruturar o setor de inteligência de mercado e trazer ótimos resultados para a sua empresa. Entre em contato e descubra todos os nossos serviços!