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Por que evitar modelos prontos de pesquisa de mercado?

Que o mundo está acelerado e os anos e horas passam cada vez mais rápido, todos já sabem. A falta de tempo generalizada, entretanto, trouxe consigo uma tendência perigosa: os modelos prontos de pesquisas de mercado e outras ferramentas, além de diversos tipos de produtos pré-fabricados. Muitas vezes são uma “tremenda mão na roda”, mas quando encaixados em realidades inapropriadas podem ter o efeito contrário – fazendo a engrenagem parar.

 Pensando em como evitar os modelos prontos de pesquisa de mercado, levantamos 3 passos essenciais para você obter as informações corretas para criar o seu produto ou adaptar estratégias relacionadas a ele.

Diagnóstico

O primeiro passo é fazer um diagnóstico de quais informações você realmente necessita, para poder estruturar uma pesquisa que lhe traga os insumos necessários. Esse é o primeiro e o principal ponto do porquê evitar modelos de pesquisa de mercado: cada empresa possui a sua realidade, e a sua necessidade de informação, que diferem entre si. Por mais que elas atuem no mesmo setor, uma pesquisa mal formulada não terá valia nenhuma, pois além de consumir recursos para aplicação, não trará os resultados desejados.

Perguntas

Além do equívoco de buscar modelos prontos de pesquisa de mercado, é comum a busca por questionários prontos, evitando o trabalho de formulação do instrumento de coleta. Estre trabalho, entretanto, é fundamental, e totalmente embasado nas necessidades da sua empresa. Existem diversos modelos de pesquisa de mercado, com objetivos diferentes. Você pode querer verificar a aceitação de um produto inovador– ou entender porque as vendas do seu último lançamento não decolaram, as preferências de quem já é seu cliente, as opiniões deles acerca da concorrência e da sua própria marca, dentre muitos outros objetivos que uma pesquisa pode ter. Um questionário pronto não leva nenhum desses fatores em consideração – e novamente não lhe trará as informações que precisa.

Análise e utilização

Depois da aplicação do questionário, de acordo com uma amostra pré-definida, virão as informações pelas quais você tanto esperou! Após o processo de entender a sua necessidade, pensar e elaborar um questionário que fosse capaz de saná-las com perguntas que funcionem para você, é possível utilizar os insumos gerados. Se você queria descobrir porque um lançamento não deu certo, terá essa resposta e poderá redesenhar o seu produto. Se queria entender as preferências do seu consumidor, poderá se comunicar de forma mais assertiva com o mesmo. E essa é a mágica da pesquisa! Quando bem pensada e formulada, ela é uma ferramenta poderosíssima de investigação – trazendo grandes insumos para todas as áreas da sua empresa.

Em um cenário político e econômico tão incerto quanto o Brasil vive hoje, a chance de errar em um produto ou uma estratégia deve ser diminuída ao máximo. Cada vez mais busca-se a diferenciação dos concorrentes, e uma das formas de encontrar um cenário oportuno para o crescimento da sua empresa é conhecendo profundamente o seu cliente, e descobrindo coisas que nem ele sabe que possuí necessidade. Para isso, é preciso um modelo de pesquisa de mercado exclusivo que sirva de base para a tomada de decisão e se torne um diferencial válido para seu empreendimento.