recrutamento-e-seleção

3 motivos para estruturar o recrutamento da sua empresa

A estruturação de um processo de recrutamento efetivo é, muitas vezes, negligenciada pelos gestores de algumas empresas de mercado. Contudo, tendo em vista que o recrutamento é responsável pela captação e triagem de profissionais no mercado e o consequente encaminhamento dos mesmos para as atividades dentro da empresa, é essencial que seja dado a ele sua devida importância. É preciso ter em mente que esse evento representa o ponto de partida para a entrega dos resultados desejados para os clientes. Levantamos 3 principais motivos que fazem do processo de recrutamento um dos mais importantes da sua empresa:

recrutamento e seleção

 

1 – Sem pessoas,

não há resultados

 

As organizações existem por alguns fatores, elas visam, através de metas a serem batidas, trazer soluções para os clientes e, consequentemente, alcançar resultados pré-estipulados. Para fazer isso, um gestor precisa recrutar colaboradores, ou seja, pessoas que compactuem com a cultura e os valores da organização e estejam comprometidos com a causa e o propósito da mesma.

 

2 – São as pessoas que destacam as empresas no mercado

 

Na maioria das empresas, o processo de recrutamento de funcionários tem início a partir de uma necessidade, que pode ser traduzida como uma oportunidade de trazer novos talentos para o ambiente interno. Essa necessidade pode surgir por diversos motivos, dentre eles, tornar-se notável em um mercado cada vez mais competitivo. Ter o recrutamento em moldes propriamente estruturados pode ser um desafio, mas que, se bem feito, pode alavancar a empresa em meio aos seus concorrentes.

 

3 – As pessoas certas devem estar nos lugares certos

 

É notória a importância de um processo de recrutamento eficaz, que seja capaz de contribuir para a potencialização dos resultados da organização através da identificação dos perfis dos candidatos de acordo com as áreas da empresa. Durante todo o processo, será possível identificar as atividades mais adequadas às diferentes pessoas.

 

Recrutar e manter talentos dentro da empresa não é uma tarefa simples, exige muitos esforços da área de Recursos Humanos e, por isso, é importante que os gestores mapeiem as necessidades de suas empresas no que tange a recrutamento e seleção e desenvolvam um processo que se adeque à sua realidade. Além disso, depois de estruturado, é importante que o processo de recrutamento seja conduzido com muito profissionalismo, uma vez que a seleção é extremamente importante para a empresa e os produtos desse processo, que se traduzem por pessoas, terão impactos diretos nos resultados para o cliente e, consequentemente, nos resultados da organização.