construindo-pontes-entre-a-Ideia-e-a-execucao

Construindo Pontes entre a Idéia e a Execução

Atualmente, o Planejamento é uma estratégia essencial para o gerenciamento de riscos, redução de incertezas e controle de recursos. Existem diversas ferramentas que podem criar pontes entre a inovação e a realidade, entre a “ideia no papel” e o “mãos à obra”. Confira abaixo uma metodologia que pode ser essencial para gestão de procedimentos de tarefas e ações, visando à realização de determinado projeto. Esta ferramenta pode ser relevante tanto para micro e pequenas empresas, como para um empreendedor que deseja abrir seu negócio.

 

Project Model Canvas

José Finocchio Júnior, reconhecido consultor especialista no tema gerenciamento de projetos, apoia os princípios da simplicidade, agilidade e desburocratização. Aliado a isso, defende que o mundo passa por uma “revolução visual”, com novas maneiras de ensinar e aprender. Finocchio acredita que o mundo visual abre a possibilidade de um processamento muito mais rápido e intuitivo, permitindo tornar o projeto mais claro para a equipe e as partes interessadas, além de acelerar o alcance de resultados pela organização. Através destas premissas, criou a metodologia Project Model Canvas – “Seu plano em apenas uma página”.

 654+654654

Finocchio comenta “A maior dificuldade ao gerenciar um projeto é que o mundo do gerenciamento clássico pede muita informação. Só que na pratica, essa informação não existe de maneira organizada. Na prática, quando você começa um projeto, aquelas informações não existem, não estão formalizadas e é muito difícil formalizá-las. A chave e buscar um modelo em que a informação é trabalhada em conjunto, ela e extraída dos stakeholders em tempo real. Porque se você parar e esperar por todas as informações para começar o projeto, você não anda. Se você for esperar todos os documentos você não terá a informação. É necessário um trabalho em conjunto para engajar as partes interessas, para que colaborem para que em tempo real as pessoas formem um modelo mental do projeto e as informações sejam extraídas em tempo real, de maneira colaborativa, menos pesada.”

 

Basicamente, o Project Model Canvas (PMCanvas) é uma folha grande dividida em treze blocos, que representam os diversos conceitos que integram um plano de projeto. Ela deve ser criada de forma colaborativa, por meio de post-its, sempre relacionando as questões essenciais que fazem parte de qualquer projeto. O PMCanvas é um ponto central para conceber, visualizar e resolver seu projeto. Além disso, é um ponto de partida para outras plataformas, como cronogramas, planilhas e apresentações.O quadro visual auxilia a responder, de forma objetiva, cinco questões referentes ao desenvolvimento de ações e atividades do projeto: “O que? Por quê? Quem? Como? Quando e Quanto?

;ihkljh
Uma das pioneiras no uso do Project Model Canvas é a Ambev. Gustavo Furtado, responsável pela área de projetos relacionados à melhoria contínua da multinacional na America Latina, entrou em contato com o Project Model Canvas no fim de 2012 e decidiu imediatamente fazer testes dos Canvas de projeto e de portfólio. Furtado, quando questionado sobre o uso do Canvas no planejamento de projetos da empresa, comentou: “O principal ganho é que o Canvas ajuda muito na participação”. Logo, percebe-se que o PMCanvas é, acima de tudo, uma ferramenta de comunicação para unir as pessoas e suas ideias, ideal para comunicar de forma clara e rápida o que você pretende fazer e como chegar até lá.

 

Para mais informações acesse o site oficial da metodologia: http://www.pmcanvas.com.br/