photo-1414775838024-666765beb5d9

Como Definir Metas para Alavancar os Resultados de sua Empresa

Há um trecho no clássico desenho “Alice no País das Maravilhas” em que a Alice está caminhando pela floresta, até que chega a uma encruzilhada, onde inúmeros caminhos se apresentam. São vários trechos, estradinhas e placas de orientação. Eis que sob uma árvore surge um gato. Debochado, irônico e misterioso, o gato pergunta se Alice precisa de ajuda. Então eles têm o seguinte diálogo:

Alice-no-pais-das-maravilhas

 

– Eu só queria saber que caminho tomar, pergunta Alice.

– Isso depende do lugar aonde quer ir, diz o Gato, tranquilamente.

– Realmente não importa, responde Alice.

– Então não importa que caminho tomar, afirma o Gato taxativo.

O grande problema de Alice era não ter em mãos duas informações importantes: o lugar onde estava e aonde gostaria de chegar. Em resumo, quando a gente não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve.

E como podemos aplicar esse diálogo nas organizações? Já se deparou com uma situação parecida? Sua empresa se encontra assim? Você não sabe onde sua empresa está e, assim como Alice, não sabe para onde ela vai?

Se suas respostas foram “Sim”, não se assuste! Isso é mais comum do que você pode imaginar entre as empresas e existe uma saída: foco constante na definição de metas e disciplina implacável para o alcance delas.

Mas por que esse foco é tão importante? A atenção que damos a algo tende a moldar nossa percepção sobre a realidade. Por isso a compra de um carro novo leva à proliferação daquele modelo na cidade, não porque todos resolveram comprar um modelo igual ao seu, mas porque antes você não dava atenção àquele modelo em específico. O mesmo acontece com a definição de metas. O foco que damos às metas nos dizem o que será incentivado e, por consequência, o que será esquecido.

E para que uma disciplina implacável? Muitos empresários falham na execução da estratégia. Enxergar a abrangência de suas escolhas e como o foco e disciplina irão influenciar em seu sucesso é muito importante para o alcance de objetivos.

Destacamos dicas para ajudar você e sua empresa na hora de definir suas metas:

 

Defina o que você quer:

A meta deve representar a direção que a empresa deseja seguir;

Tenha prioridades

As metas de uma organização são, acima de tudo, uma declaração de prioridades. Não esqueça que quem tem muitas prioridades acaba por não ter nenhuma, lembre-se de definir suas metas de acordo com as prioridades;

A meta precisa dar um frio na barriga dos colaboradores:

As metas devem fazer os colaboradores vibrarem cada vez mais enquanto se aproxima do resultado;

As metas precisam ser mensuráveis:

Significa que sua empresa deve definir uma meta que seja possível medir;

Temporalidade:

Deve ser definido junto com as metas um tempo limite para atingi-las;

E o mais importante:

As empresas devem comemorar toda e qualquer conquista independente da grandiosidade dela.