cocriação

Como a cocriação pode ajudar seu negócio

Engajar a todos os colaboradores em prol de um objetivo comum é talvez a missão mais difícil para os líderes. Nas empresas, esse pode ser um desafio mais complexo e é, provavelmente, o desejo da maioria dos empreendedores. Esse engajamento pode ser cultivado através da responsabilidade agregada a cada integrante de uma equipe. Você já pensou como pode fazer isso?

Time

 

Você já deve ter ouvido falar no termo “cocriação”, muito em alta nos últimos tempos. Isso se deve ao fato de ser um princípio do design, onde profissionais se unem para discutir e alcançar um objetivo comum. Essa prática passou a ser utilizada por empresas de diversos ramos de atuação e, normalmente, é usada para a criação de produtos ou ações de marketing. A prática da cocriação traz ótimos resultados, pois todos os envolvidos se engajam muito com o resultado final de seu trabalho conjunto.

 

Para compreender um pouco melhor sobre cocriação assista o vídeo abaixo (em inglês)

 

Como você pode usar isso a seu favor?

O que muitas empresas não se dão conta é que a cocriação não precisa ser praticada apenas para conceber um produto ou um novo conceito. Ela pode ser utilizada para construção de projetos e, até mesmo, na execução de processos chave no seu negócio. Entenda a funcionalidade dessa prática abaixo:

 

Exemplo:

Seguem alguns exemplos que talvez possam retratar uma realidade dentro de seu negócio:

 

    • Um dos seus processos está rodando de acordo com seu planejamento, no entanto, não está entregando os resultados esperados;
    • Você precisa dar inicio a um projeto que terá grande impacto para sua empresa, e isso envolverá mais pessoas além de você;
    • Você implantou uma nova atividade, no entanto, ela não está sendo executada conforme o planejamento pelos seus colaborados.

 

  1. Reunir os envolvidos

Para dar início, é preciso que todos os envolvidos na atividade, projeto ou processo sejam reunidos. A cocriação acontece em conjunto e é de suma importância a participação de todos nessa construção.

  1. Sensibilizar seus colaboradores

A partir do momento em que você unir seus colaboradores a fim de sensibiliza-los para o alcance de maiores resultados, é necessário que você proporcione à eles autonomia sobre como podem realizar isso. E principalmente, em como pensam operacionalizar um meio em que alcançariam esses resultados. Deixe-os pensar mesmo que você já tenha a resposta.

  1. Responsabilização

No momento em que eles chegarem a essa resposta sobre como poderão alcançar esse novo objetivo, você estará os responsabilizando pela execução da ideia que eles mesmos sugeriram, além de ter dado liberdade para que eles alterem o meio em que atuam.

 

Com isso feito, você terá proporcionado aos seus colaboradores uma visão compartilhada sobre o que você pensa e o que cada um deles está disposto a entregar para o seu empreendimento. Essa visão compartilhada inclui a responsabilização de seus colaboradores pelo resultado final, pois uma vez que você participa na criação sobre como irá ser realizada alguma atividade, você se sentirá responsável pelos resultados que serão entregues através do que você ajudou a construir.

 

Desenrolando:

Para que esse pensamento fique mais claro podemos fazer uma analogia com pais e filhos. Os pais concebem um filho, como se criassem algo novo, o educam, como se executassem sua atividade, e consequentemente se sentem responsáveis pelo sucesso do filho, ou seja, se sentem responsáveis pelas atividades que ajudaram a criar e executar. Por isso é tão importante envolver os executores de um projeto, processo ou atividade de sua empresa, no planejamento de como acontecerá cada atividade e dar oportunidade para que as aprimorem.

 

Assim podemos compreender melhor o sucesso das start-ups e talvez principal explicação de seu alcance resultados extraordinários em pouco tempo. Afinal, é uma equipe disposta a ouvir uns aos outros para aprimorar a execução de suas atividades, fazendo com que a mesma alcance os melhores resultados, pois esses resultados passam a ser responsabilidade de todos.

 

Benefícios da Cocriação

Por fim, alguns benefícios que a pratica da cocriação pode trazer ao seu negócio.

 

  • Engajamento da equipe que executa em prol de um objetivo comum a todos;
  • Responsabilização dos integrantes envolvidos, pois tiveram a oportunidade de construir junto;
  • Descobertas que podem levar a visualização de novas oportunidades e aprimoramento nas atividades.

 

Lembre-se, a cocriação não precisa se restringir à gestão interna de seu negócio, se você considerar interessante, inclua seus clientes nessa construção! Assim você terá conhecimento sobre quais resultados eles esperam, da mesma forma que eles saberão o que você pode entregar, levando aos melhores resultados para ambas as partes.