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O primeiro passo para começar seu negócio

Você teve uma ideia de negócio e não sabe por onde começar? Imagino que você não queira arriscar todo seu investimento, em alguns casos guardado por anos, em algo que pode não dar certo. Pelo contrário, muito provavelmente você quer bons resultados para o seu futuro empreendimento em um curto espaço de tempo.

O primeiro passo para começar seu negócio de forma promissora é conhecer o ambiente onde estará inserido. A elaboração de uma Análise de Mercado, por exemplo, ferramenta que visa conhecer o mercado do negócio como um todo, desde o macroambiente, que impacta indiretamente em todos os negócios do local analisado, até o microambiente, no qual a empresa sofre influência direta, é a resposta que você estava procurando para finalmente começar seu negócio sem correr riscos. A seguir, levantamos as duas etapas necessárias para que você possa analisar o mercado no qual deseja iniciar o seu novo negócio.

1º etapa – Análise do Macro ambiente

Nesta etapa, são levantadas informações sobre o ambiente onde se pretende empreender. Esses fatores exercem influência sobre todas as empresas já localizadas no local de análise e podem influenciar o seu empreendimento. A metodologia usada nessa pesquisa é denominada por Análise PESTALD, onde são levantados fatores Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ambientais, Legais e Demográficos. Em cima de cada ponto estudado, são traçadas oportunidades e ameaças que podem interferir no funcionamento do futuro negócio, essa análise gera informações que deixarão o empreendedor seguro para começar seu negócio.

2ª etapa – Análise do Micro ambiente

A partir disso, partimos para a segunda etapa, onde o estudo do negócio é aprofundado e são levantados fatores específicos do setor do empreendimento, dentre eles: clientes; produtos; serviços e tecnologia; logística; estrutura geral;  fornecedores;  dinâmica e crescimento e concorrentes.

O próximo passo para começar seu negócio e analisar o mercado é realizar uma análise dos concorrentes, onde são usadas metodologias como a do cliente oculto, no qual o pesquisador consegue traçar uma base comparativa onde o negócio deve entender os pontos falhos e as vantagens competitivas de cada concorrente.

Em seguida, é necessário entender melhor o impacto que os stakeholders, ou seja, pessoas ou organizações que exercem influencia no seu futuro negócio, têm sobre o empreendimento. Além disso, deve-se entender suas ligações, vendo a sua interdependência, poder e interesse que eles exercem sobre o negócio.

Tendo essa análise realizada, é fundamental estudar a ameaça que as forças ambientais, os concorrentes, os compradores, os novos entrantes e os produtos substitutos têm sobre o novo negócio. Com esse levantamento feito, é possível medir a ameaça de mercado onde você pretende começar seu negócio.

Por fim, é necessário que se levante todas as ameaças e oportunidades baseadas no microambiente analisado e, dessa forma, é possível mensurar o nível de cada fator, verificando a relevância das oportunidades e ameaças utilizando, por exemplo, a matriz de probabilidade, tempo e impacto.

Com a análise de mercado realizada, é possível que o empreendedor verifique a viabilidade mercadológica da ideia e tenha plena segurança para começar seu negócio.