Como Fazer um Fluxo de Caixa

A importância do controle financeiro na sua empresa

É crucial para o sucesso de qualquer empresa que, constantemente, seja feito o seu controle financeiro, ponto que se identifica a partir das análises que ele proporciona às organizações, que influenciarão diretamente na tomada de decisões.

Com a realização de um controle financeiro em que há o registro de todas as entradas e saídas, é possível elaborar os demonstrativos financeiros, que geram resultados que serão utilizados como base para a tomada de decisões. Entre os vários demonstrativos que existem, os de maior destaque e fácil entendimento são a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC).

Demonstração do fluxo de caixa (DRE)

Está relacionada ao resultado, ou seja, se a empresa possui lucro ou prejuízo em um determinado período, afinal o objetivo de todas as empresas, salvo algumas exceções, é gerar lucro. Com esse demonstrativo, além de conhecer o seu resultado, a empresa também consegue analisar a interferência de cada gasto e receita, observando, assim, onde é necessário aumentar as receitas ou reduzir os gastos.

Fluxo de caixa

Demonstra a situação do caixa da organização, revelando se houve sobra ou falta de dinheiro ao fim do período. Ele se complementa à DRE para a tomada de decisões e, através dele, observa-se a necessidade de obtenção de empréstimos, em caso de falta de recursos ou, em caso positivo do fluxo de caixa, a possibilidade de investimentos na empresa.

Planilha de controle de caixa

Em uma esfera mais prática, o controle financeiro através do registro das entradas e saídas pode trazer inúmeros benefícios a qualquer empreendimento, além de possibilitar, com os demonstrativos gerados, análises que são úteis no momento de tomada de decisões.