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5 Dicas para se Tornar um Profissional mais Eficiente

Você se considera um profissional eficiente? Se sua resposta for não, fique tranquilo, pois a eficiência pode e deve ser aprendida. Atualmente, no ambiente empresarial a eficácia dos gerentes e líderes é altamente valorizada, as empresas não precisam apenas de pessoas com conhecimento técnico, mas de pessoas que fazem acontecer. Traçamos algumas dicas que poderão lhe auxiliar a desenvolver sua capacidade de entregar resultados:

 

1. Gerencie seu tempo;

Este é o primeiro e mais importante passo para se tornar uma pessoa eficiente. Planeje-se diariamente traçando objetivos que deseja cumprir ao longo do dia, pense nos recursos que irá precisar para realizar estas atividades e replaneje sua agenda sempre que necessário. Nem sempre você atingirá todos os seus objetivos diários, por isso estabeleça prioridades para suas tarefas mais importantes. Ter uma rotina é algo que ajuda bastante. Estabeleça horários para tudo que for possível e dentre estes horários, tenha períodos de descanso nos quais não pense sobre trabalho. Experimente fazer um lanche em um lugar diferente com um colega para conversar sobre o final de semana, por exemplo.

 

2. Contribua;

Pessoas eficientes costumam concentrar seu foco na contribuição que seu trabalho irá trazer. Elas pensam nos resultados, valores, desenvolvimento das pessoas, ou outras coisas nas quais podem impactar de maneira positiva. É importante parar para pensar “Dedico meu tempo focando apenas no meu trabalho? Ou procuro contribuir com a missão geral da empresa?”. Procure concentrar suas contribuições para os objetivos da empresa como um todo, pensando nos impactos de suas ações de maneira mais ampla.

 

3. Encontre seus pontos fortes;

Identifique seus pontos fortes e tente aproveitá-los da melhor maneira para torna-los produtivos. Depois de identificar estes pontos, reconheça o estilo de trabalho que mais lhe motiva e faz o trabalho render. O autoconhecimento é fundamental para a eficiência. Procure refletir sempre que possível a respeito de suas preferências, motivações e desejos. Assim você poderá identificar também pontos nos quais precisa melhorar para se tornar mais eficientes.

 

4. Tenha Foco

Concentre-se nas tarefas mais importantes para atingir os resultados esperados, saiba priorizá-las. Tenha seu foco na realização de uma coisa de cada vez. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo resulta em perda de tempo e qualidade. Lembre-se: iniciar tarefas é diferente de ser produtivo, e ser produtivo é finaliza-las com sucesso.

 

5. Tome decisões eficazes;

Saiba tomar decisões pensando em suas consequências, como o desenvolvimento das pessoas e a missão da empresa. Quando estiver diante de um problema, procure especificá-lo, para então decidir o que é certo a fazer levando em conta critérios previamente definidos. Por fim, não deixe de colocar suas decisões em prática, transforme-as em ação.

 

6. Siga exemplos

As pessoas eficientes tem em comum a habilidade de fazer as coisas certas acontecerem. Pense em pessoas eficientes de seu convívio e em traços marcantes de sua personalidade e o que elas fizeram para se tornarem assim. Tome os pontos fortes destas pessoas como hábitos para o seu próprio desenvolvimento. Com algumas atitudes como estas, você pode se tornar cada vez mais eficientes, e aos poucos a eficiência se tornará um hábito e acontecerá de maneira natural em sua vida e seus negócios.