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4 perguntas para se fazer antes de abrir um negócio

No momento de abrir um negócio é necessário ter uma série de cuidados. Diante de um cenário econômico turbulento e incerto, torna-se cada vez mais necessário pesquisar, planejar e aprender a correr riscos. Só assim você conseguirá evitar que essa época de crise impacte na morte prematura de sua empresa.

A cada case de sucesso, em uma empresa ou ideia, uma série de situações de crise tiveram que ser solucionadas. Mais do que qualquer outra coisa, o mundo empresarial é feito de erros e acertos e cada tarefa planejada e executada da melhor forma é uma vitória e mais um tijolo na construção de sonhos e conquistas.

Mas mesmo os erros fazendo parte dessa trajetória, certamente grandes empreendedores prefeririam não ter passado por alguns problemas, muitos gerados por erros cometidos por eles próprios, que poderiam ter colocado tudo a perder. Neste momento o que vale é aprender com os equívocos e tentar evitá-los para que o caminho na hora de abrir um negócio seja mais tranquilo.

Para que esses equívocos e erros não aconteçam, todo o empreendedor deve se questionar e responder algumas perguntas essenciais antes abertura de um negócio.

Você sabe ser dono do seu próprio negócio?

Antes de investir capital para abrir um empreendimento, o ideal é que você reflita sobre suas habilidades e perfil comportamental. “Eu realmente identifiquei uma real oportunidade de negócio?”, “Qual é a minha tolerância ao risco?” e “Sou bom em tomar decisões?”.

Qual problema sua ideia resolve?

Em todo negócio o principal objetivo é sempre “curar a dor” do seu cliente, resolver seu problema de alguma forma, seja com um produto ou serviço. O cliente sempre estará buscando algo que precisará em algum momento. Portanto pense o que vou curar no meu cliente? Quais “remédios” ele vai buscar no meu negócio para sanar sua necessidade? Olhe para os benefícios do produto ou serviço e venda valor através deles.

Qual é o seu público?

Para quem você vai vender o produto ou prestar o serviço? Quanto mais claro for o perfil do público, mais fácil será definir as ações para conquistá-lo. Os negócios podem ser tanto voltados a empresas quanto a consumidores finais e a cada estratégia adotada o seu público estará exposto a essas mudanças. Planejamento e estudo sobre segmentações de mercado, definições estratégicas e a combinação desses fatores é o modelo ideal para a criação de boas ações ao seu público e abrir um negócio da forma mais eficaz possível. Lembre-se, a maior riqueza de uma empresa são os seus clientes!

Qual é o investimento total e o risco de abertura do negócio?

Todo negócio necessita investimento e o empreendedor deve questionar sobre todos os custos para a abertura do seu negócio, desde ponto comercial, equipamentos, instalações, estoque, despesas operacionais, taxas em geral, capital de giro. Qualquer valor a mais pode impactar no retorno do investimento, e até inviabilizar a abertura do empreendimento. Por isso se questione e planeje ao máximo para que a construção de cada tijolo não seja em vão.