4-motivos-para-criar-sua-cultura-organizacional

4 Motivos Pelos Quais sua Empresa Deve Desenvolver uma Cultura Organizacional

Em tempos de crise, é visível a dificuldade de fixar bases concretas e permanecer bem-sucedido no mercado. São várias as manobras que empresas fazem para fugir de complicações e sufocos em suas vendas. Uma delas é sempre motivar seus funcionários, fazendo-os valorizar a organização, e assim, produzir mais. Resultados que a implementação de uma boa cultura organizacional proporciona.

 

Segundo Chiavenato, autor consagrado na área de administração, cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. O mesmo autor nos traz que a organização é “um sistema humano e complexo, com características próprias típicas da sua cultura e clima organizacional. Esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e aperfeiçoado para que resultem motivação e produtividade”.

 

Encontrando a cultura organizacional mais condizente com sua empresa, a mesma deve ser apresentada, divulgada e reforçada a todos os funcionários de forma objetiva e clara para que não haja dúvidas ou maus entendimentos. É extremamente relevante deixar explícito quais são os valores, visões e ideias em que a organização se baseia. Se alguns membros da organização não estiverem diretamente alinhados à cultura organizacional, podem acabar tendo comportamentos contraditório com o que a empresa deseja emitir. E sendo representante da empresa, qualquer colaborador que não esteja alinhado é suficiente para criar uma má impressão do negócio. Em vista disso, a cultura organizacional deve estar presente e visível no dia-a-dia, envolvendo todos os setores da empresa.

 

Se a cultura organizacional não for compreensível, seja por uma linguagem de difícil entendimento ou por não ter a divulgação adequada, ela se tornará uma barreira para o desenvolvimento da empresa. Se não for analisada, é possível que resulte em desconforto e falta de união entre os funcionários, podendo até a causar gastos e perdas com troca de pessoal, além de baixa produtividade, gerando efeitos negativos junto aos clientes e ao mercado.

 

Confira abaixo 4 motivos pelos quais você deve criar sua cultura organizacional:

 

Funcionários motivados e muito mais produtivos

 

A partir do momento que todos os funcionários entendem, aceitam e aplicam a cultura organizacional em seu trabalho, não se é mais preciso fazer cobranças ou exercer pressões para que realizem suas tarefas. Quando os colaboradores se sentem parte de uma cultura, eles a defende e valorizam a empresa, tornando ocasional a necessidade de exigências.

 

Impacto positivo das lideranças

 

Líderes são os principais fomentadores da cultura organizacional dentro de uma corporação. Eles são os responsáveis por disseminar a identidade da organização, e desta forma, são os indivíduos que mais a devem seguir para se tornarem exemplos entre os outros membros. Uma empresa que não possua líderes exemplares não conseguirá estabelecer uma forte identificação organizacional, já que seus membros não reconhecerão o valor e seriedade da mesma.

 

Imagem positiva no mercado

 

O alinhamento cultural dentro de uma empresa produz uma imagem de um sistema ordenado e compromissado perante o mercado, gerando a confiabilidade de seus clientes e principais stakeholders. Importante também é a comunicação desses valores e crenças e a todas as pessoas que são impactadas pela empresa, tanto internamente quanto externamente, pois assim poderão entender os princípios defendidos por ela e verificar sua real aplicação.

 

Desenvolvimento contínuo

 

Uma cultura bem disseminada estimula os funcionários a novos conhecimentos, proporciona abertura para inovação e favorece maior participação e envolvimento de todos, que como consequência, desperta o senso de pertencimento, autonomia, empreendedorismo, proatividade, comprometimento, entre outras características que colaboram para o alcance de resultados cada vez mais benéficos à organização.